domingo, 23 de agosto de 2009

Prefeito entrega chaves da cidade para fransciscanos da 4ª Marcha do Perdão

O prefeito Geninho Zuliani (DEM) entregou as chaves da cidade para os freis Fernando, Steeven e Valdemir, da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, responsáveis pela 4ª. Marcha do Perdão. O evento está sendo realizado nas cidades onde a Custódia desenvolve seu trabalho de evangelização, entre elas Garça, Marília (paróquia e mosteiro), Olímpia (paróquia e convento), Bebedouro, Ribeirão Preto e Franca (Paróquia e Convento). Geninho estava acompanhado da primeira-dama Fernanda, da filha Beatriz, do vereador Luiz Antonio Moreira Salata (PP), do Frei Aílton Guimarães (da Igreja-Matriz de Nossa Senhora Aparecida), e de integrantes da comunidade franciscana de Olímpia.

A Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus é constituída por frades franciscanos da Ordem dos Frades Menores - OFM fundada por São Francisco de Assis em 1209, com a aprovação da Regra de Vida pelo Papa Honório. “Trata-se de um evento cujo objetivo é construir um momento celebrativo da Festa do Perdão de Assis, como meio de evangelização, prática e divulgação do carisma franciscano e de maior reflexão sobre a graça e a misericórdia de Deus. A Marcha do Perdão tem as características da marcha realizada na Itália, por ocasião da Solenidade de Santa Maria dos Anjos e da Festa do Perdão de Assis. É também uma maneira de comemorar os 800 anos de fundação da Ordem Franciscana, completados em 2009”, explicou Frei Aílton.

Para o prefeito Geninho, “é um prazer enorme receber os ‘marchadores’ que vieram de tão longe celebrarem a sua fé aqui em nossa cidade, contagiando a todos com a sua alegria, descontração e fervor franciscano; a cidade precisa mesmo dessa energia religiosa, pedindo perdão pelos nossos pecados e nos propondo a sermos cada vez seres humanos melhores”.


A Marcha do Perdão partiu do Clube de Campo em direção à Igreja-Matriz de Nossa Senhora Aparecida, pela avenida Aurora Forti Neves, subindo a David de Oliveira. Pelo caminho, muita descontração com músicas jovens, inclusive dos Mamonas Assassinas, e também com temas folclóricos, enaltecendo o Festival Nacional de Folclore de Olímpia. Os franciscanos, assim como algumas clarissas, cantavam, dançavam e convidavam a população, especialmente os que faziam caminhadas ao longo da Aurora Forti Neves, para se integrarem à Marcha. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fizeram a proteção das avenidas, impedindo momentaneamente o trânsito para melhor fluidez do evento.


Após a recepção ao ar livre, defronte a Igreja-Matriz de Nossa Senhora, os marchadores foram homenageados com a apresentação do Grupo Parafolclórico Anástasis com a dança trança de fitas. Em seguida, celebrou-se a Missa de Acolhida com o tema: “Celebrar nossa Vocação Franciscana”. Ao termino, os marchadores foram acolhidos nas casas de pessoas da comunidade local para o banho e, finalmente, se dirigiram ao salão paroquial, onde foi servido jantar com apresentação, novamente, do grupo Anástasis.

Segundo Genival Ferreira de Miranda, da equipe de coordenação, “os marchadores receberam uma das melhores acolhidas, foi notória a grande participação da população olimpiense e, com o apoio da prefeitura, e Secretaria de Assistência Social, e de vários estabelecimentos comerciais da cidade que ajudaram no que puderam, acredito que Olímpia fez a diferença por se tratar de um povo muito acolhedor”.

Frei Airton Guimarães, Coordenador da Marcha local, diz que, a cada ano, a Marcha “está se fortalecendo” e acredita que, em breve, será “uma das maiores manifestações de fé da região”.

Hoje, terça-feira, os marchadores estão tendo várias atividades: café da manhã com música, momento de Oração, palestra, almoço fraterno, recreação, passeio pela cidade, encerrando com lanche de despedida. Ainda na tarde de hoje eles seguem para Bebedouro, onde acontece a próxima parada da Marcha.

Andresa Maieiros Rodrigues | Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário