quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VOCAÇÃO




ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL

Tem o Objetivo de propor com o exemplo e a Palavra uma imagem clara, completa e realista da vida do frade menor hoje (Cf. RFF 105). Durante o ano acontecem várias oportunidades para o discernimento vocacional: São três encontros vocacionais, Despertar vocacionais em todas nossas fraternidades, a Marcha Franciscana, e as convivências que podem ser feitas nas casas de formação. Após no mínimo um ano de acompanhamento, o candidato que estiver apto para ingressar no programa de formação do aspirantado participa do encontro de admissão no mês de dezembro, após aprovação no Conselho Custodial. Os critérios para o discernimento da vocação e idoneidade dos futuros aspirantes são:

Razoável saúde psicofísica; Necessário grau de maturidade afetiva e emocional; Autonomia e capacidade de iniciativa pessoal; Responsabilidade e auto-controle; Aceitação de si mesmo e dos outros; Espírito de colaboração; Aptidão para viver em comunidade; Espírito de oração e devoção; Interesse pelo carisma franciscano; Interesse pela evangelização e missão.





ASPIRANTADO



O aspirantado na Custódia é considerado uma etapa de formação, com um programa de formação que dura 8 meses. Neste programa o candidato faz uma experiência vocacional interna, e aos poucos vai se adaptando à vida conventual. Neste período o aspirante é chamado a uma maturidade humana, cristã e vocacional, para que o aspirante seguramente tome a decisão de trilhar o caminho da formação inicial e de experimentar a vida franciscana. O programa do Aspirantado conta com trabalhos, oração e formação teórica, e apoio quando necessário nas dimensões pastorais da paróquia.




POSTULANTADO


É uma etapa de preparação para o noviciado. Neste período o postulante reafirma a própria determinação de converter-se através de uma progressiva passagem da vida no mundo para a forma de vida franciscana. É o momento propício para que o postulante possa verificar através do acompanhamento personalizado a sua decisão no seguimento de Jesus Cristo, segundo a forma de vida de São Francisco. Conhecer e experimentar aos poucos a vida franciscana na fraternidade local e custodial. Esta etapa é composta de trabalhos, oração comunitária da liturgia das horas e devoções franciscanas, e formação teórica.


NOVICIADO

O noviciado é a uma etapa de formação intensa e tem como finalidade fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida e São Francisco e formem sua mente e seu coração mais profundamente no espírito dele. O Noviciado é interprovincial e acontece em Catalão-GO, com a Província do SS. Nome de Jesus e a Custódia das Sete Alegrias. Neste período o noviço já é frade, porém, sem os votos religiosos.

PROFISSÃO TEMPORÁRIA

O tempo de Profissão temporária aperfeiçoa a formação inicial franciscana nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, a fim de tornar o Frade apto a viver mais integralmente a vida e a missão própria da Ordem no mundo de hoje, e a preparar-se para emitir a Profissão Solene. O Professo temporário participa da vida da Fraternidade local e provincial e assim vai conhecendo e compreendendo a importância da vida fraterna, aceitando a realidade e sentindo-se responsável por ela, respeitando os outros em suas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário